terça-feira, 23 de abril de 2013

As mulheres da Grécia e Roma Antiga e as Mulheres de Hoje


No mundo Grego - Romano Antigo as mulheres  estavam sujeitas a uma situação precária e miserável. As mulheres atenienses ficavam de fora dos assuntos políticos, e não votavam. Elas eram divididas em três tipos, as esposas que eram aquelas que ficavam submetidas aos maridos, elas não tinham contato com outros homens a não ser os da família, ficavam dentro do gineceu, e não podiam sair de lá quando recebiam visitas, só podiam sair quando essa visita fosse embora, além disso elas tinham que gerar filhos legítimos. As escravas que trabalhavam para os senhores ajudando nos serviços diários, e eram chamas de concubinas, e as prostitutas que tinham a função de satisfazer os prazeres e preservar a castidade das mulheres livres, portanto de um modo geral as mulheres não eram consideradas cidadãs e não podiam interferir nos assuntos políticos.
A mulher na sociedade política da Grécia - Romana primeiramente, não era considerada cidadã, pois eram considerados cidadãos apenas os homens, assim a mulher não tinha direito ao voto e nem de participar de algum cargo político. A sociedade da Grécia - Romana era completamente machista, achavam que as mulheres deveriam ficar apenas no espaço familiar, ou eram escravas, ou consideradas prostitutas. Até mesmo alguns filósofos achavam que isso era correto, e que as mulheres eram apenas símbolos de virtudes sensíveis e prazeres físicos e que não tinham direito de participar dos assuntos políticos.As esposas dos cidadãos possuíam a garantia do respeito e proteção do estado; as prostitutas não possuíam nenhuma garantia, vivendo a ameaça constante da miséria. Até mesmo as esposas corriam o risco de passar fome, pois elas só eram reconhecidas enquanto seus maridos estavam vivos, ao ficarem viúvas,perdiam suas condições naturais de proteção e, mesmo aquelas tentassem continuar os negócios do marido, encontravam dificuldades por conta do preconceito, vendo - se muitas vezes obrigadas a se entregarem à prostituição.
Naquele tempo era normal o homem se aproveitar da mulher, para ele ela não servia para mais nada além de satisfazer seus desejos. Hoje isso já é diferente a mulher conquistou e ainda vem conquistando sua liberdade perante os homens. A Lei Maria da Penha é um grande exemplo dessa conquista das mulheres, a lei garante proteção para aquela que sofrer qualquer tipo de opressão partida de um homem. A Lei recebe esse nome pelo fato de uma mulher, a qual se chamava Maria da Penha, ter sido espancada de forma brutal e violenta diariamente pelo marido durante seis anos de casamento. Em 1983, por duas vezes, ele tentou assassiná - la, por causa do ciúme doentio que ele sentia. Na primeira vez, usando uma arma de fogo, a deixou  paraplégica, e na segunda, por eletrocussão e afogamento. Após as tentativas de homicídio ela tomou coragem e o denunciou. O marido de Maria da Penha só foi punido depois de 19 anos de julgamento e ficou apenas dois anos em regime fechado, para revolta de Maria com o poder público.
Fazendo a comparação da mulher do século XXI com a mulher da Grécia Antiga, percebe - se que há uma grande diferença, como por exemplo, as mulheres da Grécia se casavam muito cedo, e seus maridos eram escolhidos pelos familiares, os quais muitas vezes iam para a guerra como cita na peça Lisístrata de Aristófanes. Nessa peça, Aristófanes mostra a greve do sexo das mulheres, elas queriam forçar os homens atenienses a não voltar para a guerra, queriam que atenienses e espartanos estabelecessem um acordo de paz. Essas mulheres também não tinham direito as heranças da família, seu papel na sociedade se resumia em procriação e manutenção. E as mulheres de hoje já tem o direito de escolher seu próprio marido e também tem direito as heranças familiares, além de que nos dias atuais as mulheres tem espaço na política, coisa que naquele tempo não possuíam. Hoje as mulheres não são mais vistas como se somente servissem para o prazer do homem, pelo contrario hoje são mais independentes, chegando até a disputar o mercado de trabalho com eles.
No decorrer dos anos, a mulher vem chegando cada vez mais perto de alcançar o homem, tanto no contexto político quanto nos direitos econômicos,  um exemplo de um direito político conquistado pela mulher é o direito ao voto e também, atualmente, muitas mulheres administram a casa, e um exemplo de direito econômico é o direito trabalhista. Porem as mulheres atualmente ainda sofrem preconceitos relacionados ao direito trabalhista e em alguns cargos elas ainda ganham menos que o homem, como por exemplo em um cargo de nível mais elevado. Mais uma conquista da mulher foi a participação nos Jogos Olímpicos, a qual antigamente só era permitido para os homens. E por isso a mulher ainda busca conquistar a igualdade entre os gêneros masculino e feminino, que ainda as impede de ganhar o reconhecimento em seu meio de trabalho.


Postado por: Giovana







14 comentários:

  1. Muito interessante! É legal deixar as referências, para os que querem se aprofundar mais no assunto.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. eh mto facil falar isso ja q n foi vc q ficou pararplegico dps de ser quase morto por seu marido. n eh vc que sofre tds os dias nesse pais que ainda nao tem solucao para o assedio. q recebe menos salario por ser de sexo diferente. vc n eh mulher e n sabe o q milhares de mulheres n só brasileiras sofrem tds os dias tentando q n haja nem o machismo e nem o feminismo (q n existe por sinal). para isso acontecer, mulheres e principalmente homens devem ter respeito par haver igualdade. devemos pensar antes de falar, ninguem eh perfeito e n deve ser humilhdo por ser mulher

      Excluir
    2. calma
      n precisa disso tudo ele e so um babaca machista

      Excluir
  3. Eu gostei bastante dessa comparação das mulheres de hoje com as da Grécia e Roma antiga, e eu como homem vejo e respeito de mais toas aquelas que realmente querem ter direitos na sociedade onde na maioria das vezes são os homens que mandam! Parabéns pela postagem sobre!

    ResponderExcluir